terça-feira, 26 de maio de 2009

SOROCABA: DA PARTIDA À CHEGADA, UM PONTO DE ENCONTRO FAMILIAR

Saiu hoje, no Jornal Cruzeiro do Sul (Sorocaba), no Caderno de Turismo, um artigo-crônica escrito por mim e pela minha querida amiga Renatinha - Renata Martins Domingos.
*
Segue...
*
**************************
*
SOROCABA: DA PARTIDA À CHEGADA, UM PONTO DE ENCONTRO FAMILIAR
*
Phobus são o som de Sorocaba, ninguém vai dizer que não, aqui no Recreativo, maior carnaval da União. O que não falta é mulher bonita, mulher bonita de montão. Esta cidade é o maior barato, Sorocaba do meu coração! (hey shei, tuntuntun, hey shei, tuntuntun).
*
Era com esta música que ela sabia que estava chegando à sua cidade natal, Sorocaba. Moradora de São Paulo, quase todos os finais de semana vinha com seus pais e irmãs para esta cidade, visitar seus avós maternos, tios, tias, primos e primas.
*
Ao avistarem a cidade, do último ponto alto da estrada Castelinho, seus pais começavam a cantar esta música no carro que, ao final, era seguida por buzinadas contínuas, os tuntuntuns. Naquele momento seu coração batia forte e, junto com suas irmãs, ficava ansiosa para chegar rápido à Vila Fiore, local onde sua avó mora ainda nos dias de hoje.
*
A família de sua mãe é daquelas grandes, repleta de filhos e crianças, que torna todo encontro familiar numa grande festa. A chegada à casa dos seus avós sempre foi a certeza do encontro com seus primos e primas, das brincadeiras, passeios e festas.
*
Todos os sete filhos dos seus avós saíram de Sorocaba para morar em São Paulo, ou nas cidades ao redor da grande metrópole, a fim de estudar, trabalhar e ter melhores oportunidades de ascensão. E, embora tenham saído, era esta cidade para a qual todos retornavam nos finais de semana, em busca do aconchego familiar, de carinho, e de suas raízes.
*
Construída num terreno grande, mas com apenas dois quartos, a casa pequena vivia repleta de colchões, onde dormiam todos amontoados e aconchegados. O quintal grande permitia a criação de galinhas, o que gerava a repetição no cardápio dos almoços de fins de semana. O mais curioso para ela, entretanto, ainda quando criança, era ver a sua avó matar e cozinhar as galinhas. Lembra-se das galinhas cacarejando e correndo das mãos da sua avó, para não serem sacrificadas, o que acompanhava de longe, com certo temor e alegria.
*
Com o passar dos anos, curiosamente, esta situação se alterou. Aos poucos, seus tios e tias foram retornando a Sorocaba para morar, sendo que hoje apenas três deles residem fora. Assim, os encontros familiares passaram a ser também na casa dos seus tios e tias e, por consequência, intensificou-se a agenda familiar de eventos.
*
Dentre os eventos, o destaque vai para a tradicional festa junina na casa de sua avó. No quintal grande, todos os anos, a família organiza a festa, ocasião em que se encontram, vestidos a caráter para dançar quadrilha ao redor da fogueira, e comer os quitutes e doces que todos preparam.
*
E assim, Sorocaba foi, e continua sendo, o ponto de encontro de todos da sua família materna, sendo que, com o passar dos anos, deixou de ser ponto de partida, e voltou a ser ponto de chegada. Sem dúvida, a cidade está incluída na atual tendência que verificamos na sociedade, de fuga dos grandes centros urbanos rumo às cidades do interior, em busca de uma melhor qualidade de vida e tranquilidade.
*
Neste próximo sábado, adivinhem onde ela estará? Em Sorocaba, Sorocaba do seu coração!
*
Renata Martins Domingos é advogada, nasceu em Sorocaba, e hoje mora em São Paulo. Escreveu esta crônica com a professora Vanessa Dantas, a convite do curso de Turismo da Uniso (contatos - Vanessa Dantas: pinheirodantas@uol.com.br e Renata Martins Domingos renatadomingos@gmail.com)

3 comentários:

Renata disse...

Van, querida,
Obrigada mais uma vez! Adorei a experiência, e podemos repeti-la quando vc quiser.
Beijão.

Rodrigo disse...

Que texto saudoso! Parabéns, meninas!

Vanessa Dantas disse...

Vamos repetir, querida Rê!

Valeu, Rô!

Beijo grande.