segunda-feira, 8 de junho de 2009

DOMINGOS

Domingos é um documentário de estréia da atriz Maria Ribeiro - celebra a vida e a obra do cineasta e dramaturgo Domingos de Oliveira. Assisti no CineSec, no Festival É Tudo Verdade. Os dois estavam lá e a Priscila Rosembaum, mulher do Domingos, também. Foi ótimo vê-lo de perto (ele é tão pequenino, não imaginava!) e ouvir a sua voz, eternamente embriagada. Adoro o Domingos e o documentário conseguiu ter a cara dele.


... profunda noção da minha extrema felicidade.


* Fiquei apaixonado por duas ou três. Naquela época eu tinha coração pra isso, me apaixonava por duas ou três.
*
Naquele tempo eu era hippie, de esquerda,
considerado o máximo.
*
Nessa idade não quero ter que pensar em dinheiro. Dá pra imaginar eu sem dinheiro pra pagar o aluguel no final do mês? Quero pensar na morte, algo existencial.
*
A coisa mais importante do mundo
eu sempre acho que é o amor.
*
Deus não existe.
Agora se Deus existe, o problema é dele!
*

Godard me ensinou a liberdade, poder fazer tudo,
foi um professor, eu diria.
Truffaut que se pode colocar música clássica no cotidiano.
Carlitos, o que mais amou.
E Fellini, o maior de todos, é o mestre.

A própria arte é a vida sem as partes chatas.
*
- Se você tivesse que escolher
uma mulher para o casamento, que critério usaria?
- O difícil não é escolher uma. É desistir de todas as outras.
*
- Você tá tão bem!
- Você precisa me ver nu.
*
Eu casei cinco vezes, gostaria de ter casado dez.


Eu sofro muito, mas só de amor.


Eu não sofro por outro motivo.
**

SSe eu não tivesse o mundo inteiro dentro de mim,
ficaria cego quando abrisse os olhos (Goethe).
*
Minha obra é medíocre,
minha visão de mundo é que é legal, é bela.


Eu tenho muito amor dentro de mim.
*
Ninguém tira de letra a vida.
*
Filho é uma paixão.
O filho te dá a possibilidade de viver uma segunda vez.
*
Ao mesmo tempo que você se expõe,
se expõe tanto que não expõe.

Eu não quero nada. Eu quero ficar vivo.



Frases do documentário Domingos
(Maria Ribeiro, Brasil, 2009).

3 comentários:

Ro disse...

Todaxxx axxx vezexxx que eu encontrei o Domingoxxx eu lembrei de você!

andrea disse...

espero com ansiedade poder ver esse doc por aqui.
as frases, como sempre, são muito espiriruosas, filosóficas e contundentes!!!
beijos

Vanessa Dantas disse...

Lembre mesmo, Rô! Mereço isso!

Vá ao filme, Andrea! É ótimo, a cara dele! Para nós que gostamos...

Beijos.